terça-feira, 24 de maio de 2011

Temperatura sobe durante a semana em Minas


Estado de Minas
Publicação: 24/05/2011 06:00 Atualização: 24/05/2011 06:26

BH registrou ontem a madrugada mais fria do ano, com 10,5 graus


O frio bateu recorde em Minas Gerais na madrugada dessa segunda-feira. Os termômetros no distrito de Monte Verde, em Camanducaia, no Sul do estado, alcançaram a marca de 3,1 graus centígrados, menor temperatura mínima (medida durante a noite) registrada no país nessa segunda. O vilarejo, a 168 quilômetros de Belo Horizonte, em região montanhosa, tem altitudes que atingem 1,6 mil metros acima do nível do mar, com clima predominantemente frio e seco. Em Belo Horizonte, a situação também não foi diferente. A capital registrou sua menor marca de 2011, com 10,5 graus de madrugada na Região da Pampulha.

De acordo com o meteorologista Adelmo Correia, do Centro de Climatologia Tempo Clima PUC Minas, a baixa nos termômetros ocorreu devido à presença de uma massa de ar frio que atua no estado desde o dia 17. O fenômeno, associado à baixa formação de nuvens nos últimos dias, provoca a queda na temperatura. “Quando temos nuvens no céu, elas conseguem reter o calor absorvido durante o dia e, à noite, não resfria tanto. Mas sem elas, o solo resfria muito rápido porque o calor se dissipa”, explicou.

Ele afirma ainda que tais condições são favoráveis para a ocorrência da inversão térmica. “Com o resfriamento rápido do solo, não dá tempo de as camadas mais baixas da atmosfera perderem calor e isso cria condições de aumento da temperatura nessas camadas. Nas regiões metropolitanas isso é ruim porque os poluentes presentes no ar ficam retidos. Pessoas com problemas alérgicos podem sofrer com isso”, disse.

O meteorologista confirma, para os próximos dias, uma pequena elevação nas temperaturas em Minas com a perda de força da frente fria. “As temperaturas máximas (medidas durante o dia) deverão superar 30 graus nas regiões Norte, Noroeste e no Triângulo Mineiro. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a máxima registrada nesta terça-feira será de 24 graus, podendo chegar a 26 a partir de sexta-feira. Não há previsão de chuvas para essa semana, conforme Correia. (VL)

Nenhum comentário:

Clique