segunda-feira, 26 de março de 2012

Alerta aos produtores sobre uso de produtos falsificados nas lavouras

Um assunto que vem ganhando destaque na imprensa nacional nos últimos meses é a produção e comercialização de defensivos agrícolas falsificados para uso nas lavouras em todo o país. A preocupação maior é quanto aos perigos decorrentes dessa prática. As informações comprovam que a utilização de produtos falsificados nas lavouras representa alto risco na cadeia produtiva, afetando diretamente os seres humanos, os animais, a fauna e flora, o meio ambiente, além de comprometerem a produção e o futuro das plantações.

Todo tipo de falsificação é crime, mas falsificar defensivos agrícolas é pior ainda, pois compromete a vida de pessoas, de animais e da natureza. As conclusões foram obtidas em função de que os produtos agrícolas falsificados não têm origem e são altamente tóxicos.

Os levantamentos também indicam que os produtores rurais acabam sendo enganados pela ilusão dos baixos preços dos defensivos falsificados à venda no mercado. Nesse caso, o prejuízo maior é para o próprio produtor, pois a aplicação dos produtos com formulação falsa não garante os resultados desejados no combate às pragas e doenças, além de comprometer o futuro de suas plantações.

No entanto, a onda de fabricação e comercialização de produtos agrícolas falsificados pode estar com os dias contados. Além da intensificação nas ações governamentais com o fechamento das fábricas clandestinas de defensivos pelas Polícias Federal e Civil, os órgãos fiscalizadores também estão orientando os produtores rurais a se protegerem para não ser enganados.

Os principais cuidados devem ser tomados antes do fechamento das compras. Os produtores devem comparar os preços de mercado, pois um produto com valor muito abaixo da tabela pode ser falsificado, exigir sempre a nota fiscal em toda compra e verificar se a loja é devidamente credenciada pelo fabricante. Essa informação pode ser obtida através do site de cada fabricante, pois nele aparece a relação de empresas credenciadas em cada cidade. 

Aranãs FM

Um comentário:

A.M.B disse...

EU ACHO E MUITA GENTE TAMBÉM, QUE SE DEVE AO GOVERNO DO IVAN PIMENTA,PQ ISTO É FRUTO DA CAIXA FEDERAL,E QUEM TROUXE JÁ DISSE O NOME.A ADMINISTRAÇÃO TÁ SOMENTE VIVENDO ESTE PERIODO BOM CONSTRUÍDO POR OUTROS.