quarta-feira, 30 de maio de 2012

Capelinha realiza II Fórum Comunitário do Selo Unicef


Em 2009 o município de Capelinha assinou o Termo de Adesão ao Selo Unicef – Edição 2009-2012.
Durante esse período diversas atividades foram desenvolvidas em cumprimento ao Plano de Ação Municipal para Infância e Adolescência, quefoi elaborado durante a realização do Primeiro Fórum Comunitário, contemplando os oito objetivos do milênio:


·         Acabar com a fome e a miséria;
·         Educação Básica de Qualidade para Todos;
·         Igualdade entre os sexos e valorização da Mulher;
·         Reduzir a mortalidade infantil;
·         Melhorar a saúde das gestantes;
·         Combater a AIDS, Malária e outras doenças;
·         Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente;
·         Todo Mundo trabalhando pelo desenvolvimento.

No dia 30 de maio, das 13 ás 17 horas, no Espaço AtivaIdade aconteceu o II Fórum Comunitário do Selo Unicef, sendo um espaço democrático que contou com a participação de vários segmentos da sociedade e do mediador do Selo, Sr. Jaime Ribeiro de Oliveira Júnior que desempenhou o papel de avaliar as ações apresentadas, tendo um peso de 60 por cento. Os demais participantes também preencheram formulários de avaliação, totalizando 40 por cento.

Durante o evento houve apresentação de todas as atividades que foram desenvolvidas dentro do Plano de Ação e ainda dos  três eixos de participação social: “Educação e convivência com o Semiárido”, “Cultura e Identidade – comunicação para a igualdade Étnico-racial” e ainda Esporte e Cidadania.

O Fórum foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos de Criança e do Adolescente de Capelinha que tinha o compromisso de monitorar todo o Processo de Certificação.

No encerramento foi apresentada a Peça Teatral “Bonequinha Preta”, encenada por alunos da Escola Municipal Levy Geraldo Pimenta, sendo resultado do desenvolvimento do Eixo Cultura e Identidade.
Em novembro de 2012 será divulgado o resultado oficial, contendo a relação de todos os municípios que serão contemplados com a Certificação do Selo Unicef, o que representa o reconhecimento deque houve investimentos consideráveis no SGD – Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes.

Texto: Fátima Santos Pimenta

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...