sexta-feira, 8 de junho de 2012

Rádio Aranãs FM: Programa de rádio “Canta Minas” voltará ao ar no próximo domingo

canta minas chamada1 300x225 Programa de rádio Canta Minas voltará ao ar no próximo domingo(10)Enfim, o programa Canta Minas está de volta. Depois de ficar fora do ar durante dois anos e seis meses, o Programa Canta Minas – O Som das Gerais voltará a fazer parte da programação dominical da Rádio Aranãs FM, de Capelinha, a partir deste domingo, dia 10 de junho.
Segundo o produtor e apresentador Tadeu Oliveira, embora o programa tenha saído do ar de maneira casual essa parada foi necessária para que ele pudesse recarregar as baterias e cuidar de coisas pessoas que há muito andavam preteridas. Além do mais, foi um momento importante para refletir e buscar novos conceitos para dar uma nova dinâmica ao programa.

Outro fator importante nessa parada foi o fato de se poder avaliar a aceitação do programa. Pelas diversas manifestações solicitando o retorno do mesmo, percebeu-se o tanto que o quanto o ‘Canta Minas’ é bem aceito, não só em Capelinha, mas na região.
Algumas modificações foram necessárias para a volta. Uma delas é que o programa não será mais veiculado ao vivo, mas gravado. Isso permitirá uma melhor qualidade na programação e na veiculação.
A programação também passará por algumas mudanças com a criação de novos quadros, que serão inseridos à medida que o programa for se encaixando a cada domingo. Veja abaixo os quadros do programa:
QUADROS DO PROGRAMA:
Programação Musical: constituída prioritariamente na veiculação de artistas mineiros (cantores, cantoras e intérpretes) de todas as vertentes musicais, tanto do presente quanto do passado. Priorizam-se interpretações de compositores mineiros, mas não há exclusão dos artistas mineiros que interpretam outros compositores do cancioneiro brasileiro, além do folclore e da música regional;
Brasil Afora e Adentro: semanalmente, o programa veiculará a música produzida nos rincões do país e que passa despercebida da grande mídia. Serão veiculadas duas músicas de um artista (intérprete ou compositor) de outros estados brasileiros com um breve comentário sobre sua carreira;
Agenda cultural: Divulgação de eventos culturais mais significativos na região e em Belo Horizonte;
Dicas e curiosidades: Quadro onde se abordará assuntos diversos, desde culinária, futebol, passando por informações turísticas, educacionais, prevenção de saúde e ambiental dentre outros;
Caiu na rede é peixe: notícias culturais e musicais que rolaram nas redes sociais durante a semana;
Cá entre nós: mensalmente, haverá uma entrevista com artistas de grande expressão na música mineira ou com artistas regionais;
Ofício e prosa: mensalmente, haverá uma entrevista com mestres de ofício visando à valorização dos saberes e fazeres da cultura popular que estão se perdendo por causa do desenvolvimento tecnológico e das novas formas de comunicação;
A HISTÓRIA DO PROGRAMA:
O programa Canta Minas foi criado em 1992, pelo jornalista e locutor Tico Neves. Natural de Capelinha, Tico é apreciador da cultura regional mineira, especialmente pela sua formação acadêmica e pela forte ligação com artistas mineiros.
Considerado como um programa inédito nas rádios mineiras, o Canta Minas pouco a pouco foi conquistando a audiência e passou a funcionar como uma referência cultural de divulgação da música e da cultura mineira. Também serviu de suporte para a divulgação de artistas que normalmente não tinham espaço na mídia musical radiofônica tendo, inclusive, colaborado para a apresentação de cantores mineiros em cidades da região a partir da mostra musical do programa.
O programa ficou no ar durante seis anos sob o comando de Tico Neves até que, no dia 07 de maio de 2000, após de quase dois anos inativo, Tadeu Oliveira assumiu o comando do programa.
Durante quase 10 anos, Tadeu Oliveira buscou manter a mesma qualidade que Tico Neves dirigia o programa. No final do ano de 2009, o programa passou por uma interrupção. Nesse período em que o Canta Minas está fora do ar não faltam pedidos para que o programa volte a fazer parte novamente da programação da Rádio Aranãs FM, fato que ora se concretiza.
O sucesso do programa extrapolou as fronteiras de Capelinha ao conquistar ouvintes fiéis em Carbonita, Itamarandiba, Turmalina, Minas Novas, Angelândia, São Sebastião do Maranhão, Aricanduva, Leme do Prado, Serro e até em Belo Horizonte, através da internet. Aliás, com o advento da internet o programa passou a ser ouvido em diversos lugares de Minas, do Brasil e do mundo.

PRODUTOR / APRESENTADOR:
Tadeu Oliveira é mineiro, natural de Corinto MG. Residente em Capelinha desde 1997. Músico, educador popular, pesquisador, produtor cultural e regente de corais no Vale do Jequitinhonha. Apresentador do Galpão Cultural, projeto cultural inserido na Festa do Capelinhense Ausente. Atua junto ao IDENE – Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de MG como Coordenador Regional e formador do Programa Travessia Nota Dez por um Brasil Alfabetizado, anteriormente denominado Cidadão Nota Dez, que tem como objetivo a alfabetização de jovens e adultos. Graduado em História pela UEMG/FEVALE/FAFIDIA. Cursa, atualmente, pós-graduação em Música na Educação. 
Você pode ouvir o programa pela internet, acessando o link no topo da página do Portal Aranãs em Ouvir Aranãs FM ou direto pelo site da rádio www.aranasfm.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...