quarta-feira, 13 de junho de 2012

Universitários de Turismo da UFMG visitam sítio histórico de “Alto dos Bois” em Angelândia MG

angelandia 300x225 Universitários de Turismo da UFMG visitam sítio histórico de Alto dos Bois em Angelândia MG No dia 09 de Junho de 2012 , uma comitiva de alunos da UFMG BH , coordenados pelo Professor Dr. José Antônio Souza de Deus e pela Mestranda Ludimila , visitaram o municipio de Angelândia MG , especialmente o POLO TURISTICO DE ALTO DOS BOIS .
A caravana viajou de BH , direto para a cidade historica de Diamantina MG , e em seguida para Minas Novas , onde permaneceram , fazendo visitas a locais e historicos .
Os alunos são da disciplina : TÓPICOS EM PLANEJAMENTO DO TURISMO: GEOGRAFIA CULTURAL DO BRASIL , SOCIOAMBIENTALISMO E PERCEPÇÃO DO ESPAÇO (curso de graduação em Turismo – Departamento de Geografia / Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais ) .
No sábado dia 09 de Junho , Mestrandos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Geografia , acompanhados do Professor Dr. José Antônio , Ludimila e do Historiador e Guia Turistico , Dêga Fernandes de Angelândia , alunos da UFMG , visitaram o Polo Turistico de Alto dos Bois e a COMUNIDADE QUILOMBOLA DE BARRA DO CAPÃO ENGENHO E ALTO DOS BOIS .

Por volta de treze horas , a Caravana visitou o casarão centenário , o Cemitério historico , as duas Cachoeiras localizadas nas proximidades , e ouviram a narrativa da historia do local , por Dêga Fernandes ,além de conhecerem todas as dependências do casarão ( que possui 22 cômodos , com entradas e saidas estrategicas ) , fotografaram e dialogaram com os moradores da localidade .
Na parte da tarde , o grupo dirigiu para a sede da Comunidade Quilombola de Barra do Capão Engenho e Alto dos Bois , onde participaram de uma reunião , com os Membros e Dirigentes Quilombolas .
Este trabalho de campo dos alunos e Professores na região , visa elaborar um Projeto e Mapeamento da localidade e demarcar todos os pontos Turisticos e atrativos , como :
Casarão e Cemitério centenário , cachoeiras , Igrejas historicas , Grupos folcloricos , Bandas de Taquara , costumes , tradiçao , acesso aos locais .
É de suma importância tais espedições na região , não somente para resgatar a historia e alavancar o potêncial Turistico , mas a restauração e preservação , de um grande patrimônio historico , da região do Vale Alto Jequitinhonha , Minas Gerais e do Brasil .
 Universitários de Turismo da UFMG visitam sítio histórico de Alto dos Bois em Angelândia MG
 Universitários de Turismo da UFMG visitam sítio histórico de Alto dos Bois em Angelândia MG
 Universitários de Turismo da UFMG visitam sítio histórico de Alto dos Bois em Angelândia MG
 Universitários de Turismo da UFMG visitam sítio histórico de Alto dos Bois em Angelândia MG  
Fonte: Blog Dêga Fernandes Portal Aranãs

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...