terça-feira, 3 de julho de 2012

POLÊMICA PONTE CONSTRUÍDA EM PARCERIA ENTRE PREFEITURAS DE MINAS NOVAS E TURMALINA É INAUGURADA

A “Ponte da Amizade”, construída sobre o Rio Fanado, nova ponte que liga os municípios de Turmalina e Minas Novas, permitindo aumentar ainda mais o intercâmbio entre os 02 municípios.

A obra realizada pelas duas prefeituras em parceria com a APERAM Bioenergética vai aproximar os moradores do distrito de Lagoa Grande ( Minas Novas) com a sede do município de  Turmalina. Prova disso é uma nova linha de ônibus que entrará em atividade no dia 02 de Julho. Saindo de Lagoa Grande as 06h45min da manhã, exceto aos sábado, dia em que o ônibus sai as 06h00min. 

O evento realizado nas margens do  Rio Fanado contou com a presença de autoridades dos dois municípios e com pessoas de várias comunidades rurais, dentre elas Mangabeira, Campo Alegre, Buriti e Zé Silva.


Durante a inauguração o Prefeito de  Turmalina Zailson Macedo Godinho reafirmou a parceria que existe entre os dois municípios. “Essa ponte é mais uma prova de que  Turmalina e  Minas Novas devem trabalhar unidas, para que os resultados apareçam e beneficiem a população dos dois municípios”, afirma. Já o Prefeito de  Minas Novas, José Henrique Gomes Xavier que chegou a ser criticado por cidadãos da sua própria cidade, disse que toda ponte é uma via de mão dupla. “Muitas pessoas me criticaram por realizar a obra, mas a mesma estrada que leva o progresso também o traz.

A ponte vai beneficiar todas as comunidades rurais da região. Essa reivindicação foi feita por pessoas que conhecem a realidade das pessoas que moram nessa região e o intercambio com uma cidade como  Turmalina é sempre positivo”, explica o prefeito minutos antes do processo de descerramento das placas fixadas nas duas margens da Ponte da Amizade.


A PONTE DA AMIZADE está construída em uma bela paisagem; e agora com o melhoramento que as duas prefeituras promoveram na estrada, poderia até pensar em usar a localidade para a atividade turística. E mais, a comunidade Campo Alegre, que produz peças de artesanato em cerâmica que são comercializadas em várias partes do Brasil e do mundo fica bem próxima do local. Poderia! Mas, o problema é o “cheiro e a qualidade da água” do  Rio Fanado naquele ponto, que recebe logo acima, toneladas de esgoto, lançadas pelas cidades de Capelinha e Angelândia. Que essa parceria entre os dois municípios seja longa e que o problema do esgoto também possa ser resolvido. A natureza agradece!

Texto e fotos: Cidade FM Turmalina

Comentário do autor do Blog do Jequi:

É inegável os benefícios que esta nova ponte traz para as comunidades rurais próximas a ela, bem como o distrito de Lagoa Grande. Porém, como o próprio prefeito José Henrique mencionou, a população de Minas Novas reclama que tal ponte terá como principal favorecida o comércio da cidade vizinha de Turmalina-MG, já que grande parte da população deixaria de movimentar o comércio minas novense e passaria a frequentar o comércio da cidade turmalinense. 

A indignação da população cresce devido à enorme quantidade de recursos destinados a programas desenvolvidos na zona rural e a falta de investimento, por exemplo, no comércio local, que perderá, em muito, com essa nova obra. Outra "interessada" na obra e que inclusive ajudou na construção da mesma é a Aperam Bioenergética, empresa que mais lucra no Vale do Jequitinhonha e que pouco faz efetivamente para a população local.

Longe de ser contra a obra que, repito, trará novas oportunidades aos moradores da zona rural atendida pela obra, mas deveria se pensar numa alternativa para o aquecimento do comércio local, como um distrito industrial forte. O comercio vem enfraquecendo aos poucos e sofre com a entrada de grandes redes do varejo das grandes capitais que, apesar de gerar empregos, tem todo seu lucro voltado a empresários que não dá um retorno financeiro por estas bandas.


Blog do Jequi - Leia Mais: http://blogdojequi.blogspot.com/2012/07/polemica-ponte-construida-em-parceria.html#ixzz1zZQgkI2h
http://blogdojequi.blogspot.com/ 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...