domingo, 12 de agosto de 2012

Capelinha realiza Seminário Técnico sobre campus da UFVJM com participação de representantes de 23 municípios

Evento será no dia 27 de agosto, com a participação de representantes de 23 municípios
Capelinha, no Alto Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais, continua na sua caminhada pela instalação de um campus da UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri na sua cidade. Será realizado um Seminário Técnico no dia 27 de agosto, segunda-feira, de 14 às 17:30 horas, em local a ser definido.
No evento, participarão representantes de todos os segmentos de Capelinha e de 23 municípios na microrregião que será beneficiada pelo projeto.

Dois temas principais serão debatidos: a área física de construção do campus e os cursos a serem instalados.
Duas áreas físicas, ambas da empresa Aperan/Acesita, são conjecturadas. Uma é próximo ao Ninho da Águia, Estádio do Independente Futebol Clube. A outra é nas imediações do Anel Rodoviário, próximo à entrada para estrada de Novo Cruzeiro, saída para Turmalina e Minas Novas. Se houver cursos de Ciências Agrárias a área física deve ter entre 80 e 100 hectares. Se os cursos forem de outra área poderá ser de 25 hectares, sendo 20 para as instalações do campus e 5 hectares para a construção de moradia estudantil.
Os cursos mais debatidos são os de Direito, Administração, Psicologia, Comunicação Social, Serviço Social, Engenharia Florestal e Engenharia Agronômica, embora não haja ainda uma definição final.
Uma Comissão local, formada por representante de todos os segmentos sociais, vem traçando ações para adiantar o processo que tem várias etapas. A primeira foi a de aprovação do campus pelo CONSU- Conselho Universitário da UFVJM, em 16 de março, e incluído no PDI – Plano de Desenvolvimento Institucional, para o período de 2012-2016.
A próxima é a formatação do projeto que deverá ter um Plano Diretor e a indicação dos cursos para serem apresentados e apreciados pela Secretaria de Educação Superior do MEC – Ministério da Educação. As outras etapas são gestões junto ao governo federal para liberação de recursos que podem chegar a R$ 70 milhões até a conclusão final da estrutura e funcionamento pleno do campus com cerca de 7 cursos.
Por isso, a realização de eventos técnicos como o Seminário proposto é de fundamental importância para alimentar todo o processo e possibilitar a participação da sociedade civil e órgãos da microrregião .
Reitor da UFVJM, Pedro Ângelo, estará presente em Seminário sobre campus em Capelinha
Nesta sexta-feira, de manhã, o Gabinete da Reitoria da UFVJM confirmou a participação do Reitor, professor Pedro Ângelo, e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Alexandre Christófaro Silva, além do Engenheiro Alessandro de Oliveira Alves, para realizar uma pré-análise das áreas disponíveis para o campus.
Municípios a serem convidados para participar do Seminário:
Água Boa, Angelândia, Aricanduva, Berilo, Chapada do Norte, Carbonita, Coluna, Francisco Badaró, Franciscópolis, Itamarandiba, José Gonçalves de Minas, Jose Rayban, Leme do Prado, Malacacheta, Novo Cruzeiro, Peçanha, Santa Maria do Suaçui, São José do Jacuri, São Pedro do Suaçuí, São Sebastião do Maranhão, Setubinha, Turmalina e Veredinha.

Fonte: Blog do Banu

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...