sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Extinção dos Currais na Zona Rural / Eleições 2012

Por:  LouBrito

O curral eleitoral foi um ponto desfavorável na história política do País, onde certos elementos que exerciam maior influência sobre a população de sua região negociavam os votos daquele grupo e dava as ordens para que votassem sob as suas determinações, ficando assim definido. 

Ai daquele que não obedecesse; poderia perder o emprego e até a moradia no caso de ser meeiro na agricultura ou morasse de favor. Em alguns casos, quando o “coroné” era mais bravo, poderia expulsar o eleitor das suas terras.

Os currais ainda não foram totalmente extintos. Nas metrópoles os traficantes se tornaram grandes “cabos eleitorais” e agem com os mesmos princípios dos velhos coronéis. No interior os currais eleitorais estão quase extintos, porém ainda existem pequenos apriscos que podem se localizar em vários lugares, também em tamanhos e situações diferentes.

Ainda perduram famílias que votam juntas por força do maioral da casa, alguns presidentes de associações rurais também exercem este poder sobre os associados, porém com a fiscalização mais intensa e a conscientização do eleitorado, vislumbra-se o fim deste comportamento.


Na ultima eleição municipal pode-se aferir que os votos em vereadores estavam pulverizados entre os pleiteantes e que em poucas regiões havia cumulativo de votos no mesmo candidato.
Nesta eleição os candidatos terão que disputar os votos de forma individual, já que o grau de informação do eleitor tem crescido, a independência e o poder de decisão tem chegado ao jovem cada vez mais cedo.

Acredita se que a compra de votos também será um negócio mais complicado desta vez...
Quero estar vivo para contar a história!!!

·        Curral eleitoral é a denominação dada a certos grupos de eleitores que sob algum tipo de amarra votam juntos em determinado candidato. 

·        Mandatário uma espécie de procurador dos integrantes do curral eleitoral também conhecido como Coronel, Dono do Córrego e Cabo Eleitoral, isso com um tom pejorativo.

3 comentários:

Anônimo disse...

se vcs nao tem nada pra falar e melhor ficar calodo

Anônimo disse...

Ha pára com isto. Eu ja trabalhei com Lorival na prefeitura e acho ele uma pessoa gente fina, mas me descupe esses textos num é dele porque ele escreve muito erro de portugues.

Anônimo disse...

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK,e maisKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...