segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Preso foge da cadeia em Minas Novas. Juiz determina interditar cadeia local


buraco prisao 300x200 Preso foge da cadeia em Minas Novas. Juiz determina interditar cadeia localProblema da cadeia local é de extrema insegurança. É a segunda fuga em seis meses.
O Governo do Estado não age e o problema se repete. Um preso fugiu da cadeia pública de Minas Novas-MG, Vale do Jequitinhonha. Manoel Acácio Leite, que tem várias passagens pela comarca de Minas Novas, além de outras na Bahia, fugiu durante a noite do dia 07/10, dia das eleições, aproveitando-se da situação lastimável em que se encontra a cadeia local.
Em geral, as cadeias do Vale do Jequitinhonha apresentam características semelhantes: Inseguras e insalubre. Ano passado 20 presos fugiram da cadeia de Capelinha-MG e outros três fugiram da cadeia minasnovense.
A promotoria pública local, ingressou com Ação Civil Pública solicitando a interdição da cadeia local. O Dr. Wagner Ap. Rodriguez Dionízio, promotor lotado na comarca, teve seu pedido atendido através da referida ação de nº 0418.12.001116-2, onde o Dr. Eduardo Rabelo Thebit Dolabela, decidiu em liminar pela interdição da cadeia local.
Da decisão, cabe recurso. Se for mantido a decisão, o que, infelizmente, é pouco provável, tendo em vista que o TJ – 2ª Instância, em processos semelhantes, tem cassado as decisões, os presos deverão ser transferidos para cadeias próximas, até que a cadeia local sofra reforma geral, com condições de receber os presos provisórios.
A cadeia local, que tem por finalidade alojar presos provisórios (que não tiveram seus processos julgados), recebe presos de toda a comarca minasnovense (Minas Novas, Chapada do Norte, Berilo, Francisco Badaró e Jenipapo de Minas), inclusive os presos condenados, que deveriam cumprir penas em penitenciária. Recentemente, acompanhamos o esforço do magistrado minasnovense, que conseguiu a transferência de mais de vinte presos condenados da cadeia pública local para outras penitenciárias.
O Governo do Estado, que deveria manter a cadeia local, quase nada faz. Sempre que se é solicitada reformas e melhorias da cadeia, esta se manifesta negativamente, dizendo que não há recursos financeiros, transferindo a responsabilidade para a prefeitura local.
Fonte: Blog do Jequi
Foto Meramente Ilustrativa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...