terça-feira, 6 de novembro de 2012

Bizarro: Galinha bota ovo dentro de outro ovo em Minas Novas MG


ovo dentro de outro ovo Galinha bota ovo dentro de outro ovo em Minas Novas MGSegundo donos, galinha botou um ovo dentro do outro por duas vezes.
De acordo com especialista da Emater, este tipo de caso ocorre raramente.
Chegar em casa com fome e fritar um ovo para o almoço. A cena pode parecer normal, se não fosse um detalhe, dentro do ovo havia outro ovo.
José Nilson Barbosa e Maria Aparecida Almeida moram em Minas Novas, no Vale do Jequitinhonha e criam galinhas há 18 anos somente com a função de consumo. Atualmente eles têm 10.
“Há seis meses compramos várias frangas aqui em uma loja na cidade. Em setembro deste ano uma situação muito diferente aconteceu, vimos que a uma dessas galinhas tinha botado um ovo dentro do ovo, em outubro aconteceu de novo”, afirma Maria Aparecida.
A ave, de 10 meses de vida, é a primeira poedeira de ovos duplos. “Quando aconteceu tiramos fotos, mostramos para a família, para os vizinhos e todo mundo achou estranho Meu cunhado que cria galinhas há anos disse que nunca tinha visto aquilo”, diz Maria.
O coordenador técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater – MG) em Montes Claros, Luiz Fernando Chaves Mendes, diz que o caso é raro e não tem relação com a alimentação e com problemas físicos das aves.
galinhaovoduplo Galinha bota ovo dentro de outro ovo em Minas Novas MGA galinha que botou os ovos duplos em Minas Novas (Foto: Arquivo Pessoal)
“Um ovo duplo é formado quando um ovo já pronto para ser botado pela galinha, retorna ao oviduto e o ovo seguinte, que já está em formação, envolve esse ovo que já estava pronto. Sendo que a casca só enrijece em contato com o ar, então enquanto estiver no canal reprodutor da galinha o ovo permanece mole, facilitando a galinha de botar o ovo que tem um tamanho bem maior do que o normal”, explica Luiz Fernando.
G1 via Blog do Jequi 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...