sexta-feira, 30 de novembro de 2012

MESTRE NA ARTE DE FABRICAR INSTRUMENTOS MUSICAIS RÚSTICOS , RESIDE NO MUNICIPIO DE ANGELÂNDIA MG


Por Dega Fernandes
"TIÃO CHAVES ," O MESTRE NA ARTE DE FABRICAR INSTRUMENTOS MUSICAIS E OUTROS APETRECHOS ; RESIDE NO MUNICÍPIO DE ANGELÂNDIA MG, VALE DO JEQUITINHONHA .

"Tião Chaves " , é o pioneiro na arte de fabricar Instrumentos Musicais , e outros apetrechos artesanais , para as Bandas de Taquara da Região.

Ele fabrica: flautas, caixa, caixa zabumba, chic chic, reco reco, berimbau, pandeiro e até Viola. 
Além de instrumentos, ele faz vários modelos de peças artesanais como:
gamela, pilão, balaio, cochos, moedor manual de cana e móveis em geral.
O mais importante de tudo isso, é que "TIÃO CHAVES " toca todos os Instrumentos fabricados por ele, e vai mais além; ele dá Aulas de Música , "COMO TOCAR OS INSTRUMENTOS DAS BANDAS DE TAQUARA , " e ainda ensina como fabricar os instrumentos .

"Eu passei a tomar gosto e além de aprender a tocar os Instrumentos, eu aprendi a fabricar os mesmos , pois desde jovem , eu participava das Bandas de Taquara, diz "Tião Chaves."


O " Chaves " ainda elogia um grande "mestre " , e disse  que é fá do mesmo , pois aprendeu muito com ele , e diz ainda  que pretende continuar  o oficio por muitos e muitos anos ; o elogio é para o Antônio , do município de Minas Novas .
 Tião Chaves, ainda tece elogios ao senhor, Antônio Luis que é um dos primeiros componentes da atual Banda de Taquara Antiga Geração, do Povoado de Santo Antônio dos Moreiras ; e diz ter sido aluno do senhor Antônio Luis.
Na oficina do Mestre Tião Chaves, há muitos Instrumentos prontos , para a venda ao público em geral ; e o mais curioso , é que na sua oficina está guardada a primeira Caixa Zabumba , da Banda de Taquara Antiga Geração e acredita-se ter mais de cem anos de fabricação .

Vale a pena fazer uma visita ao "MESTRE TIÃO CHAVES ", conhecer o seu trabalho , a sua arte ,  e acima de tudo valorizar a Cultura e o povo do Vale do Jequitinhonha ; e o Polo Turistico de Alto dos Bois , as Comunidades Quilombolas de Angelândia .

"Nota": O Mestre Tião Chaves , já foi agraciado com diversos Troféus e Diplomas , inclusive pela UFMG , com o Diploma , " PROJETO MESTRE ARTIFÍCES." 
 O Mestre Tião Chaves , mostrando Diploma .
                                          O Mestre , tocando Zabumba .
                                         O Mestre , tocando Flauta .
                                         O Mestre , tocando Caixa .
                                        O Professor Antônio Luis e o Mestre Tião Chaves .
" Conheça e divulgue o Vale do Jequitinhonha . "

Um comentário:

desenvolvimento sustentável disse...

Prezados Senhores,
parabéns pela matéria que resgata os saberes do Tião Chaves.
Estou procurando artesão que faça gamelas. Será que ele faria?! Qual é o contato delel?!
Grata, Domitila

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...