sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

“Nordestinos Morrem em Enchentes e Deslizamentos por Excesso de Chuvas”


Por Lourival Brito

Esta seria a manchete dos jornais pelo Brasil afora, se as informações fossem transmitidas com os dados de naturalidade das vítimas da temporada de chuvas no sul/sudeste brasileiro.

A seca do nordeste se contrapõe ao grande fluxo de chuvas nas outras regiões do país. Para agravar a crise nordestina a conclusão do projeto de transposição do Rio São Francisco, que estava com marcada para o final deste ano (2012), foi prorrogada por mais três anos (2015), como se alguém que está para morrer de sede pudesse aguardar todo este tempo.

O Governo ainda não entendeu que as catástrofes de fim de ano, com vítimas fatais, que acontecem nos grandes centros urbanos do sul e sudeste do país nesta ocasião, estão intimamente ligadas com as seca do norte/nordeste brasileiro.

Será que a “galera” lá de cima ainda não se tocou de que aqui em baixo o maior motivo do êxodo rural nordestino é a falta de água? Será que os PAIS DA NAÇÃO não sacaram que a maioria dos imigrantes oriundos das terras secas acaba indo morar em áreas de risco de acidentes naturais? Alguns destes cidadãos estão sujeitos a fugir da morte por seca e acabar morrendo afogados.


Se a construção do duto de transposição do Velho Chico acontecer mais rapidamente, é certo que muitos sertanejos nordestinos, voltarão às origens, ou seja, abandonarão as áreas de risco para retornarem aos seus torrões. Além de poupar vidas de pessoas que morrem em função das secas, salvaria  a de outras tantas que se vão por conta dos acidentes de verão.

Acorda Brasil! É uma covardia humilhante o que estão fazendo com os nossos irmãos nordestinos. Devemos nos mobilizar em favor da aceleração do projeto de TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO.

Eles são vítimas das Injustiças Sociais, amargam uma necessidade em nível de miséria por conta da falta de água ou, fora de sua região natal, morrem sob o excesso dela.
#COMPARTILHEM.
Eu sou LouBrito
Quero estar vivo para contar a História!   

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...