terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Por que nós mineiros, falamos“uai”? Veja o significado

capa_uiai
Os nascidos no Estado de Minas Gerais são famosos por utilizarem a expressão “uai” no final das frases. Em especial os habitantes do interior do Estado utilizam-se dela com maior frequência. Mas, de onde será que surgiu isso?Depois de muitas pesquisas feitas pela professora Dorália Galesso a pedido do então presidente Juscelino Kubitschek, finalmente foi encontrada a explicação. Na época da Inconfidência Mineira, seus partidários, embora considerados patriotas, não eram bem vistos pela Coroa Portuguesa. Para que não tivessem problemas, criaram códigos para se comunicar e não serem pegos pela polícia lusitana.
Esses códigos serviam para receber os companheiros nos porões onde se reuniam e como eram quase todos integrantes da Maçonaria, davam três batidas na porta e respondiam a uma senha que os permitiam entrar: UAI (que eram as iniciais de União, Amor e Independência).
Mesmo finalizada a revolta, a senha permaneceu espalhando-se entre os hábitos dos locais, sendo até hoje utilizada no vocabulário cotidiano mineiro.
(Você sabia)

Um comentário:

Anônimo disse...

É importante lembrar que esse movimento teve início dentro dos templos maçônicos. Tiradentes, que era maçom, foi o grande articulador desse movimento que deu início à Independência do Brasil. União, Amor e Independência (UAI) era a senha de entrada nas reuniões secretas que articularam todo o processo da Independência. Dom Pedro I também era maçom. União, Amor e Independência para todos!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...