sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Hospitais de Montes Claros estão lotados de pacientes com suspeita de dengue


Em 2012, a cidade teve 836 casos, menos que em 2011. Mesmo com a redução, o avanço da doença nos últimos dias preocupa o Centro de Controle de Zoonoses
Luiz Ribeiro
Nos últimos dias, aumentaram as filas nos hospitais e postos de saúde de Montes Claros (364 mil habitantes, Norte de Minas), com pessoas reclamando dos sintomas da dengue. O coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria de Saúde do Município, Edvaldo Freitas, disse que os dados ainda estão sendo levantados, mas confirmou o crescimento das notificações. 

O coordenador do CCZ informou que durante o ano de 2012, foram notificados 836 casos na cidade, número um pouco inferior ao registrado em 2011 (857 notificações). No entanto, o avanço dos casos dos últimos dias preocupa. “Houve um aumento considerável do número de casos. É reflexo das chuvas de novembro”, afirmou Freitas. Na manhã desta sexta-feira, a Secretaria Municipal de Saúde realiza uma "carreata de prevenção a dengue" pelas ruas da cidade, no sentido de chamar dos moradores para evitar os focos do mosquito Aedes Aegypti dentro das casas. 

Os casos de pessoas com sintomas da febre cresceram nas diferentes regiões da cidade. Uma das unidades de saúde superlotadas é o Pronto Socorro Municipal Alpheu de Quadros, no Bairro Santo Antônio. Mas, existem outras unidades onde as filas aumentaram, como o posto de saúde do Bairro Renascença. Em Montes Claros também existe preocupação com a dengue hemorrágica. No último domingo a menina Ketlyn Ferreira Santos, de 11 anos, morreu em um hospital da cidade com a suspeita da febre hemorrágica. Mas, não houve confirmação do caso, que ainda está sendo investigado. 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...