terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Capelinha, Almenara e Araçuaí têm audiências públicas para definição de campus da UFVJM


 Audiência Pública de Capelinha será dia 22.02; Almenara dia 23.02; e Araçuaí no dia 28.02. As três terão a participação do reitor da UFVJM Pedro Ângelo
BLOG DO BANU 
Reitor da UFVJM, Pedro Ângelo, estará presente em todas as Audiências. Na foto, proferindo palestra na Câmara Municipal de Capelinha, durante Seminário, em agosto de 2012.

As cidades candidatas a sediarem campus da UFVJM –Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri realizam Audiência Pública para definição de campus em suas localidades. 

Capelinha, no Alto Jequitinhonha,  Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, e Almenara, no Baixo Jequitinhonha, todas no nordeste de Minas Gerais, realizam estes eventos para consultar a população sobre cursos que serão implantados e discussão dos terrenos que serão doados para a UFVJM construir a estrutura física das novas unidades universitárias.

As três cidades foram selecionadas pelo CONSU – Conselho Universitário da UFVJM, em 16 de março de 2012, como estratégia de expansão para dentro do Vale do Jequitinhonha, fazendo parte do PDI Plano de Desenvolvimento Institucional 2012-2016. Este documento é uma espécie de Plano Plurianual da Universidade. Portanto, dentro deste período a Universidade deverá expandir para estas localidades.

Muitos cidadãos da região se perguntam: e agora? Quais os próximos passos para a efetivação de cada campus?

Gestões políticas estão sendo feitas para que a Presidenta Dilma autorize a instalação de fato dos campi e libere recursos financeiros e humanos para possibilitar o início das aulas, o mais breve possível.
Segundo o Reitor Pedro Ângelo, que estará presente em todas as Audiências Públicas, a construção completa de um campus com 5 cursos fica em até R$ 70 milhões, dependendo dos cursos escolhidos e das instalações e equipamentos necessários.

Audiências em cada cidade
Capelinha realiza Audiência Pública no dia 22 de fevereiro, sexta-feira, de 13 às 18 horas, no Clube da Florae, no Bairro Planalto.
Espera-se contar com a participação de representantes de 23 municípíos da microrregião envolvendo localidades do Alto Jequitinhonha, Mucuri, Suaçuí e Rio Doce.
 Araçuaí realiza Audiência Pública no dia 28 de fevereiro, no Colégio Nazareth, no centro de cidade, para debater as áreas de instalação do campus e Parque Tecnológico. Nesta audiência, deverão participar representantes de 15 municípios do Médio Jequitinhonha.

Almenara faz sua Audiência Pública no dia 28 de fevereiro, sábado próximo. Os representantes dos 16 municípios do Baixo Jequitinhonha são esperados no SESC Laces, à beira da BR 367. AAudiência Pública quer definir os cursos da área de Engenharia como a preferida.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...