segunda-feira, 4 de março de 2013

Capelinha sedia Encontro de Comunicadores do Vale



Capelinha sediou nesse fim de semana o 2º Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha. Iniciado na sexta-feira, dia 1º, o tema do evento é “Acesso à Comunicação e Transformação Social do Vale” e é uma realização conjunta entre a Prefeitura de Capelinha, o Polo Jequitinhonha UFMG, o CriaSom e as ONGs Oficina de Imagens e Associação Imagem Comunitária (AIC). A primeira edição desse encontro aconteceu em janeiro de 2012, na cidade de Itaobim.
Durante o encontro, foram realizadas oficinas diversas. Dentre elas, Mídia Tática e Vídeo, que discutiram o Direito à Comunicação e como fazer essa comunicação por meio de mídias alternativas e baratas. As oficinas foram ministradas em dois turnos – manhã e tarde do sábado, dia 2 – pelos educadores Bruno Vieira, Danúbia Gardênia, Marcos Donizetti e Neltinha Oliveira. Pela manhã, na oficina de Vídeo, houve uma discussão sobre noções básicas de como se produzir um vídeo, voltadas mais para observações técnicas, e de como veicular e compartilhar nas mídias sociais. Em Mídia Tática, discutiu-se formas alternativas e acessíveis de se transmitir uma mensagem, usando os recursos que se encontrarem disponíveis e de como mandar um recado de forma até irreverente.

Na parte da tarde, com as duas oficinas integradas, foi proposta a realização de uma intervenção na praça principal da cidade, abordando as pessoas com perguntas relacionadas ao Direito à Comunicação e à Liberdade de Expressão. Caracterizadas de personagens circenses e atuando como repórteres de um telejornal, os integrantes chamavam a atenção de quem passava pela rua. Quem aceitava dar depoimentos era convidado a “entrar” na cabine de uma televisão feita com papelão, respondendo a perguntas da galera participante. Era uma espécie de “jornal andante”, com câmeras e repórteres se deslocando pelo espaço e interagindo com a população. O produto das oficinas será um vídeo mostrando como foi realizada essa intervenção na praça.
O 2º Encontro de Comunicadores do Vale do Jequitinhonha se encerrou no domingo, dia 3, com a realização de grupos de trabalho com assuntos relacionados ao tema em discussão e um painel final, no qual as pessoas terão oportunidade de realizar um debate mais aprofundado.
http://jovenscomunicadores.ning.com



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...