terça-feira, 19 de março de 2013

Projeto “Sons no Vale” encanta Capelinha

O Sons no Vale encantou, durante a última semana, a cidade de Capelinha. Diversas pessoas, de várias faixas etárias, se reuniram durante as oficinas e realizaram o grande encontro proposto pelo projeto, unindo os diversos estilos e interesses voltados para a música da cidade.
Todo esse trabalho resultou em uma bela apresentação, no último sábado (16), na Praça do Povo. Teve de tudo. As músicas, entrelaçadas por poemas e frases como num cordel, construíram uma narrativa diferente, que contemplou clássicos dos estilos da cidade. E cantou-se cantiga, rufaram os tambores, teve dança afro e até participação especial. A festa terminou em seu ponto mais alto: com a chegada do boi, representando uma das mais tradicionais representações culturais da cidade.
Dessa reunião, podem render muitos frutos. É o que acredita a integrante da Ong Casa da Cultura de Capelinha, Fátima Pimenta, que participou da oficina de musicalização. “Quando entrei na oficina fui descobrindo habilidades que não conhecia e me envolvendo, até que saí apaixonada. E já saímos daqui com vários projetos na cabeça, para não deixar o grupo se dispersar, porque a gente teve uma grande mostra de talentos aqui no palco”, afirma.
Para o monitor da Oficina de Musicalização, Christiano de Souza, a troca é intensa também entre quem comanda as oficinas. “É muito rico para um educador de música estar presente nesse projeto. Uma oficina que é aberta para quem quiser independente do grau de conhecimento musical. Cada um vai com uma bagagem, seja musical ou não. E o que a oficina proporciona é esse encontro entre as diferentes pessoas, de modo a jogar tudo em um caldeirão e sair resultados maravilhosos, igual tem sido nessa trajetória”, ressalta.
Para encerrar a passagem do projeto, domingo (17) foi dia de cinema, reunindo os moradores que puderam conhecer um pouco mais sobre Capelinha, vendo seus vizinhos, amigos ou conhecidos na grande tela, contando a história da cidade.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...