sexta-feira, 8 de março de 2013

Teófilo Otoni e Capelinha recebem Prestação de Contas



  O presidente Dinis Pinheiro estará em Teófilo Otoni na segunda-feira (11) - Arquivo/ALMG - Foto: ALAIR VIEIRA


O presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Dinis Pinheiro (PSDB), realizará, na próxima segunda-feira (11/3/13), a Reunião de Prestação de Contas Regional nas cidades de Teófilo Otoni (Vale do Mucuri) e Capelinha (Jequitinhonha). Às 9 horas, na Câmara Municipal de Teófilo Otoni (Praça Tiradentes, 170, Centro) e às 15 horas na Câmara Municipal de Capelinha (Rua José Pimenta, 05, Centro), ele participa dos encontros, com a presença da imprensa, lideranças locais e representantes da sociedade.
O objetivo do evento é prestar contas do trabalho realizado pela ALMG nos últimos dois anos, com ênfase nas ações desenvolvidas que dizem respeito aos municípios e à região. O evento vai ser, também, uma oportunidade para que a sociedade apresente suas sugestões e reivindicações para a melhoria das condições de vida da região como um todo.

De acordo com o presidente Dinis Pinheiro, a regionalização da prestação de contas "é mais um passo que a Assembleia de Minas dá para se aproximar ainda mais dos mineiros de todos os quadrantes e, com isto, aperfeiçoar sua atuação, em busca de resultados sociais efetivos, capazes de tornar a vida em Minas menos desigual, mais solidária, mais justa. Minas são muitas, já disse nosso grande Guimarães Rosa, e nós precisamos buscar permanentemente o contato com todas elas, por esse interior afora, para conseguir atingir nosso objetivo de ser a voz e o poder de todos os cidadãos mineiros", destaca.
Tanto em Teófilo Otoni como em Capelinha, a dinâmica do encontro será a mesma. Inicialmente, o presidente estará à disposição dos jornalistas para responder perguntas e esclarecer dúvidas. Em seguida, será exibido um vídeo institucional produzido pela TV Assembleia, que mostrará as principais atividades realizadas no biênio 2011-2012 que provocaram impactos na região. Será apresentado um resumo dos trabalhos desenvolvidos pelas comissões permanentes e temporárias da ALMG, bem como os principais eventos institucionais promovidos no Jequitinhonha-Mucuri. Por fim, o deputado se reunirá com representantes e lideranças para ouvir demandas que dizem respeito à região. As propostas serão recebidas e sistematizadas pela equipe técnica da Assembleia, subsidiando os parlamentares em seu trabalho de criação de projetos de lei em favor do povo mineiro.
Ação da ALMG beneficia a região
Como exemplos de ações com impacto direto para o Jequitinhonha-Mucuri, vale citar a Lei 20.540, de 2012, que prevê, entre outras medidas, a redução da carga tributária em 0,1% para os estabelecimentos processadores de aves, pescado e gado bovino, ovino, suíno e caprino.
O Vale do Mucuri sediou ainda etapas regionais de importantes eventos institucionais da ALMG, como o Fórum Técnico Segurança nas Escolas: por uma cultura de paz, que em 2011 discutiu a violência dentro e fora do ambiente escolar e propôs medidas de prevenção desse problema. Na etapa de interiorização do evento foram realizados ao todo seis encontros, um deles em Teófilo Otoni, em setembro daquele ano, com os objetivos de conhecer melhor a realidade de várias regiões do Estado, colher propostas sobre o tema e identificar iniciativas bem sucedidas no combate à violência nas escolas.
Outro evento de destaque foi o Seminário Legislativo Pobreza e Desigualdade, que passou pelos municípios de Araçuaí e Teófilo Otoni em 2011 com o objetivo de discutir com a população propostas de políticas públicas para a redução da miséria. O Seminário percorreu 12 regiões e envolveu 80 entidades, sendo que os cidadãos também puderam enviar sugestões por meio de consulta pública pela internet.
FONTE: ASSEMBLEIA DE MINAS

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...