sexta-feira, 12 de abril de 2013

Secretaria de Saúde confirma 41 mortes por dengue em Minas


Em uma semana, secretaria confirmou mais quatro mortes e quase 10 mil novos casos da doença no estado
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) confirmou nesta sexta-feira 41 mortes por dengue em Minas Gerais, mas como o em.com.br mostrou esta semana o número pode chegar a 44, se ficarem confirmados outros resultados de exames em análise na Fundação Ezequiel Dias. O número de casos também aumentou significativamente passando de 43.119 (dado do último balanço da SES) para 52.341, quase 10 mil novos casos em uma semana. 

Veja as cidades em que ocorreram as mortes e saiba como se prevenir contra o Aedes aegypti
O número de doentes confirmados apenas nesses primeiros meses do ano superam os casos de 2012, 2012, 2009 e 2008. Apenas na epidemia de 2010 foram registrados mais pacientes contaminados, 194.636. 

Na semana passada, o governador Antonio Anastaia (PSDB) anunciou a contratação de 2 mil agentes de saúde que vão continuar visitando as casas no estado para identificar e combater os focos do mosquito. Ele também determinou que haja interação entre órgãos de defesa civil do estado e municípios em casos de situação de gravidade em cada cidade. 

O governo vai investir cerca de R$ 40 milhões em ações de combate a dengue como teste rápido, aumento das unidades de hidratação, fumacê e distribuição de água sanitária para limpeza de imóveis. O alerta ainda permanecer no cuidado de cada morador com a prevenção em casa, pois segundo a SES, as pesquisas mais recentes apontam que mais de 80% dos focos de Aedes aegypti estão nos domicílios.

Nesta sexta-feira, estudantes, professores e funcionários realizarão o dia  ‘Todos Contra a Dengue’, uma iniciativa integrada entre a Secretaria de Estado de Educação (SEE) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES), coordenada pelo governo de Minas. Atividades diversas, dentro e fora das salas de aula serão realizadas com o objetivo de sensibilizar a população do Estado para o combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue. 

Durante toda esta semana, as escolas promovem palestras, oficinas de leitura, artes, produção de textos e exibição de vídeos que devem ser acompanhados de reflexão sobre a temática. Essas ações estão mobilizando mais de 3,6 mil escolas da rede em todo de Minas, os 180 mil professores e os quase 2,4 milhões de estudantes.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...