segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A partir de 2014, processo para tirar carteira de habilitação terá simulador


O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) vai adotar novas medidas no processo para tirar carteira de habilitação, a partir do ano que vem. Uma novidade será a obrigatoriedade de cinco aulas em simuladores. A coordenadora geral de qualificação do fator humano no trânsito do Denatran, Maria Cristina Hoffmann, explica que o objetivo do simulador é diminuir o problema da falta de prática, especialmente de dirigir em estradas e em situações adversas.

“O simulador vem contribuir na formação quando ele coloca situações adversas, que no dia a dia, muitas vezes, o condutor não vai ter. São cinco horas aulas de 30 minutos e nessas aulas ele vai ter chuva, neblina, fogo na estrada, um pedestre que vai atravessar a via na frente dele e a questão da sinalização”, explicou. “Se durante o processo das aulas ele, por exemplo, aumentar a velocidade virá, a anotação de que ele infringiu uma legislação e qual é o artigo que ele infringiu”, acrescentou.


Conforme Hoffmann, o processo para habilitação de motocicletas, que atualmente tem aulas em um circuito fechado, terá mudanças. “Hoje, ele praticamente tem uma rampa e um oito. Com esse outro circuito, ele vai ter a parte de frenagem, vai ter outras situações que ele encontraria na vida real”, explicou a coordenadora, garantindo que o Denatran está propondo novas medidas para tornar o exame de motociclistas mais rígido.

Fiscalização

Maria Cristina Hoffmann disse que a presença dos agentes de trânsito nas ruas é necessária e não pode ser substituída por radares ou outros equipamentos eletrônicos. “A realidade hoje tem deixado a desejar. A gente não vê agentes de trânsito na rua, muitas vezes a Polícia Militar também não está rua e as pessoas acham que existe um impunidade, porque elas não recebem a multa”, ressaltou. 
Ouça a entrevista completa 

Fonte: Rádio Itatiaia

Um comentário:

Anônimo disse...

como nao a policia militar nas ruas ?eo que eu mais vejo acho ate que preucupao mais com condutores de veiculos do que com qualquer oura coisa pelo menos em capelinha no meu modo de ver e assim




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...