sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Cultura popular vai interagir com público no 7 de setembro em Capelinha


Desfile, a partir das 8h da manhã, terá início na rua Governador Valadares

Quem for à Praça do Povo comemorar o feriado de 7 Setembro em Capelinha poderá receber de relance, enquanto assiste aos quadros apresentados pelas escolas, um pedaço de doce, preparado por uma quituteira e entregue por um aluno da Escola Estadual Coronel Coelho. Ou ainda dançar ao lado do bumba meu boi, figura folclórica que será enaltecida pelo colégio Dom Luciano Crescer. O Desfile de 7 de Setembro desse ano, que acontece a partir das 8h da manhã, será uma homenagem ao que Capelinha tem de melhor: sua própria cultura, os mestres de ofício, os tocadores, a culinária, os personagens folclóricos e os reais.
O ofício de mestres da música, como o senhor João Alves de Oliveira, o João Belo, estão entre as tradições que terão destaque nos quadros do desfile. A Escola Estadual Professor Antônio Lago, por exemplo, contará com o apoio das escolas municipais de Santo Antônio do Fanado e Grota da Gangorra, terra do próprio João Belo, para contar ao povo de Capelinha o que é a “maromba”, tradicional dança executada pelos fanadeiros, moradores das comunidades rurais banhadas pelo Rio Fanado. O festejo acontece sempre em dezembro, quando, na hora de “tirar o galo”, os trabalhadores da comunidade se reúnem no quintal de uma casa e fazem uma grande festa.
A comunidade estudantil, com alunos de 19 escolas das redes municipal e estadual, já se empenha para a apresentação, que contará ainda com o apoio da Polícia Militar e a participação da Fanfarra Lau Soier, Cesec, Ordem Demolay e grupos culturais e folclóricos. “Será um cortejo folclórico e cultural de Capelinha. Um povo só é aquilo que fez, que viveu. As pegadas do ser humano é que fazem sua história, são detalhes que precisam ser guardados”, analisa a secretária municipal de Educação de Capelinha, Eunice Ribeiro, a Nicinha.

Imagem: Tocadores e dançadores na Maromba do João Belo / (Foto de Danty Guedes)
Revista Avisa 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...