sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Mudanças no Mercado de Capelinha


O Mercado Municipal de Capelinha passará por várias mudanças, visando melhorar seu funcionamento, valorizar os feirantes e satisfazer os consumidores. As mudanças estão sendo elaboradas pelo Conselho Gestor do Mercado, criado pelo Decreto 074 de 18/09/2013 e composto por representantes da Prefeitura, Câmara, Secretarias de Agricultura, Meio Ambiente, Cultura, Saúde, Obras/Transporte, Fiscalização e Tributos, ACIAC, Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Conselho das Associações Rurais, CMDRS, bares, restaurante e açougues, agricultores familiares, feirantes ambulantes e consumidores.

Algumas mudanças que estão sendo preparadas para o Mercado:



• Todas as construções, trailer, barracas e atividades comerciais na porta principal serão extintas.
• Em frente à entrada principal será construído um jardim e instalada uma placa gigante de identificação do Mercado.
• Serão construídos boxes no interior do Mercado para abrigar as atividades comerciais que funcionam em frente à porta principal.
• Somente poderão usar as bancas no interior do Mercado os feirantes e agricultores familiares cadastrados na Secretária de Agricultura.
• Os feirantes e agricultores familiares que expõem seus produtos na área externa passarão a ocupar as bancas no interior do Mercado, (de acordo com a disponibilidade de espaço físico), no lugar das pessoas que comercializam produtos industrializados, originários do CEASA ou de supermercados, mercearias, padarias e similares.
• Nenhum feirante ou agricultor familiar poderá ter mais de duas bancas no interior ou na parte externa do Mercado.
• Nenhuma banca poderá ser vendida, alugada ou transferida para outra pessoa sem prévio conhecimento e autorização do Conselho Gestor.
• As bancas de produtos industrializados, originários do CEASA ou de supermercados, mercearias, padarias, similares e ambulantes não poderão funcionar na parte externa e entorno do Mercado enquanto não houver total aprovação do Conselho.
• Todas as bancas no interior do Mercado serão numeradas e identificadas com o nome de cada feirante e agricultor familiar.

Outras Propostas para o Mercado:
• Ampliar e melhorar a acessibilidade externa e interna com rampas adequadas para idosos e deficientes físicos.
• Melhorar a estrutura física do Mercado (paredes, piso, portões).
• Melhorar a iluminação da área coberta.
• Melhorar o layout interno das bancas e sinalizar o local.
• Reformar ou substituir as bancas estragadas.
• Aumentar o número de bebedouros.
• Melhorar as condições sanitárias.
• Implantar regras de limpeza e coleta de lixo, além de instalação de lixeiras para coleta seletiva.
• Controlar as barracas e trailers no entorno do Mercado.
• Ampliar a fiscalização no comércio de carnes e suas instalações, inclusive com adequação da sala de Desossa.
• Fornecer água para manipulação de alimentos e utensílios.
• Melhorar o escoamento de água de chuvas e consertar bueiros.
• Fazer sanitários e instalar caixas d’água exclusivos para açougues.

O Mercado é um patrimônio de todos:
A feira livre de Capelinha possui valor histórico, cultural, memorial e econômico. É um local de trabalho, compras, lazer, encontros, bate papo e confraternização. Por tudo isso, devemos fazer a proteção imaterial do Mercado e da feira para preservar a sua memória cultural e consolidar a política municipal de investimentos e conservação do patrimônio coletivo. A nossa feira livre recebe incentivos da Lei do ICMS Cultural, sendo registrada como Patrimônio Cultural Imaterial de Capelinha pelo Decreto 062/2009 de 30/12/2009.

Contamos com a colaboração e a compreensão de todos para que as mudanças propostas sejam implantadas com sucesso. Vale lembrar que nossa feira livre é uma fonte de emprego e renda, beneficiando diretamente feirantes, agricultores familiares, comerciantes e consumidores. Nossa feira livre é reconhecida por todos pela variedade de produtos comercializados, além de ser uma das principais atrações turísticas de nossa cidade. O Mercado é de todos nós. Por isso, vamos dar as mãos e garantir as mudanças e as melhorias que todos nós queremos para o nosso Mercado. OBRIGADO!!!

CONSELHO GESTOR DO MERCADO MUNICIPAL DE CAPELINHA
Quando todos ajudam, tudo dá certo!

11 comentários:

Anônimo disse...

Apos tantos anos enfim se lembraram do mercado municipal o problema e que estão fazendo tudo da forma errada ao inves de deixar os feirantes satisfeitos so estão chateando eles ainda mais. Eles nem se quer foram avisados dessas reformas o que realmente deveria ter sido feito so esta no papel não estão pensando no bem esta do produtos e sim nos camelores pois eles sim estão sendo beneficiados com essas reformas

Anônimo disse...

Quando decidiram fazer essas reformas a administração deveria ter feito uma reunião com todos os feirantes e não com um ou dois como foi feito. Estamos indignados com o que estão fazendo com as bancas dos feirantes estão jogando elas na rua como se fosse lixo ou deixando tudo amontoada no mercado fazendo a maior bagunça os feirantes chegam no mercado e nem encontram suas bancas no local adequado isso e uma falta de respeito com o produtor rural

Anônimo disse...

Os banheiros do mercado parece um chiqueiro, so tem um bebedouro, o mercado vive sujo, tem mal cheiro por causa do descarte inadequado dos ossos, tem feirante que toma chuva ate mesmo dentro do mercado por causa das goteiras, quando chove o mercado fica inundado por enxurrada, a iluminação e de mal qualidade, o mercado esta sempre sujo com muito lixo acumulado, entre outros problemas e a administração prefere fazer boxes para os Camelôres isso e o que vcs chamam de melhorar a situação dos produtores ruais dos coitados dos feirantes vcs precisam rever seus conceitos de ''melhorar'' ...........

erico lacerda perira junior disse...

para bens espero guê fique mais atraente .e vai ficar! nota 10 para os que tivera-o a ideia de modificá-lo ,sinal que as coisas vão ficar mais moderna e pode ate vira,um ponto turístico ,para as pessoas guê vem de fora ,e automaticamente mais conforto para nos consumidores ;e vendedores . 10 para todos os idealista.

erico lacerda perira junior disse...

para bens espero guê fique mais atraente .e vai ficar! nota 10 para os que tivera-o a ideia de modificá-lo ,sinal que as coisas vão ficar mais moderna e pode ate vira,um ponto turístico ,para as pessoas guê vem de fora ,e automaticamente mais conforto para nos consumidores ;e vendedores . 10 para todos os idealista.

Anônimo disse...

Gostei muito,já terminou a obra da rodoviária, agora o segundo plano é o mercado, que bom está mostrando serviço mesmo. Para quem?

Anônimo disse...

zezinho da vitalina vai ser prefeito destaque em 2014 aguardem.

Anônimo disse...

ENQUANTO ELE ESTA PREOCUPADO COM A OBRA QUE ENVEZ DE AJUDAR OS FEIRANTES ESTÃO PREJUDICANDO SO ESCULTO RECLAMAÇÕES , DO PESSOAL DA ZONA RURAL E DOS DA CIDADE MAIS AINDA , AS RUAS NEM SI FALA SÓ BURACOS , O RESTO DO ASFALTO QUE O PEDRO FEZ JA ESTA NO FIM E ELE NEM LIGA ,COM TODA RUINDADE QUE FALÃO DO GELSO AINDA ESTAMOS PREFERINDO ELE , PORQUE ESTE DAI NÃO GANHA NEM AQUI , SEVE GANHAR NA CHINA !!!

Vereador Heliene Nova Serrana MG disse...

parabéns esta na hora de fazer uma reforma pois estive em dezembro e achei que precisava de uma bela reforma . parabéns prefeito ...

Anônimo disse...

o senhor que disse que prefere gelso , deve estar louco vc e um fila da puta cara .

Anônimo disse...

na verdade isso tudo e balela mão vira nada mano nos somos enganados sempre .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...