sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Estudantes do ensino médio de Capelinha fazem visita a Usina Hidrelétrica de Irapé

alunos-1
Por Libia Franco
No último dia 24 de outubro alunos do 1º Ano do Curso Reinventando o Ensino Médio da EscolaEstadual Prof. Antônio Lago, da cidade de Capelinha,  realizaram uma visita a Usina Hidrelétrica de Irapé, no Vale do Jequitinhonha. A atividade foi proposta pelos professores da área da Tecnologia da Informação.
Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Referência e Memória de Irapé que abriga a memória das terras alagadas, principalmente do Povoado “Peixe Cru” pertencente ao município de Turmalina.
Além de manter o compromisso em gerar energia que contribui para o desenvolvimento do país, Irapé também se destaca em outra importante área de atuação: o fomento socioambiental. Em parcerias com órgãos ambientais, Universidades, ONGs e comunidades, são realizadas dezenas de programas e ações voltados à manutenção de recursos naturais, biodiversidade, além da educação ambiental.
Como a energia elétrica é gerada
A água de um rio é represada através da construção de uma barragem. Esta água é conduzida por meio de grandes tubulações até uma turbina que gira. A turbina, por sua vez, está ligada a um gerador de energia elétrica através de um eixo. O gerador entra em movimento -um ímã movimenta-se no interior de uma bobina- e devido o seu campo magnético surge a corrente elétrica. Isso tudo acontece num local chamado CASA DE FORÇA.
A geração de energia elétrica em uma usina hidrelétrica nada mais é do que a transformação de energia hídrica – a força das águas de um rio – em energia mecânica -que movimenta turbina e gerador – que é, posteriormente, transformada em energia elétrica. Após ser gerada, esta energia é transformada em alta tensão em uma subestação e conduzida através de linhas de transmissão.
maquete
MAQUETE DA USINA HIDRELÉTRICA DE IRAPÉ – CEMIG
A corrente gerada então sai da casa de força e segue até a subestação, onde é convertida para tenções adequadas. Daí a energia é conduzida através de linha de transmissão até os centros de consumo industrial ou doméstico.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...