terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Jequitinhonha e Mucuri Semiárido de MG receberão 12 mil cisternas até 2015

                                                                 Foto ilustrativa
Municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, além do Norte do Estado, que juntos formam o chamado semiárido mineiro, vão receber 11.892 cisternas de água destinada ao consumo das famílias e 3.106 tecnologias sociais para produção até 2015. Com um investimento total de R$ 1 bilhão, sendo R$ 72 milhões somente em Minas, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) vai contemplar cidades de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.


As cisternas a serem construídas serão destinadas ao abastecimento de famílias que contenham de cinco a oito pessoas, e serão feitas de placas de cimento. Já as tecnologias de apoio à produção agrícola podem ser cisternas do tipo calçadão, de enxurrada, telhadão ou aprisco, além de barragens subterrâneas, barreiros lonados e barreiros trincheira.


“A política de cisternas vem contribuindo para modificar a área rural no Semiárido. A água é um instrumento importante porque ela é infraestrutura para qualquer relação de produção num espaço onde se tem pouca pluviometria, como é o caso daquela região”, afirma a diretora do Departamento de Fomento e Estruturação da Produção do MDS, Francisca Rocicleide da Silva.

De acordo com o MDS, será possível acompanhar a execução da entrega das cisternas e localizá-las por meio de uma ferramenta de georreferenciamento pela internet.
UAI

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...