quinta-feira, 13 de março de 2014

Foto histórica de Capelinha-MG faz sucesso no Facebook!


Esta foto de Capelinha é histórica e muito interessante

A foto abaixo, de autor desconhecido, foi registrada por volta de 1.915, ou seja, está para completar 100 anos. Ela foi feita na esquina das atuais ruas Inácio Murta e Domingos Pimenta, abaixo da Gruta da Matriz Nossa Senhora da Graça. O casarão era do senhor Antônio Pimenta de Figueiredo, também conhecido como “Tinin Pimenta” e “Pai da Loja”. Ele está de pé em frente sua residência, ao lado de uma senhora e debaixo do lampião, pois naquele tempo Capelinha não tinha luz elétrica. Tinin Pimenta fez parte da primeira equipe de vereadores de Capelinha e atuou como Agente Municipal Executivo, espécie de prefeito, no período de 1.913 a 1.918. O casarão não existe mais e, em seu lugar, foi erguida a casa do saudoso Heraldo Pimenta e de Dona Marlene Vitor.

À direita, aparece parte do sobrado da família do Bispo Dom João Pimenta, que não existe mais. Seguindo em direção à rua Inácio Murta, onde hoje é a residência do Sardinha, funcionava o Rancho do Tinin e, logo à frente, era um espaço de comercialização e castigo de escravos. Na parte baixa da rua Domingos Pimenta aparecem a casa de Dona Fortunata (hoje, do Dedé Soier) e o telhado do primeiro Grupo Escolar de Capelinha (hoje, é o Fórum da Comarca). Mais ao fundo, aparece a casa do senhor Beto de Inhão, que existe até os dias atuais.

Na área de vegetação não existia nenhuma construção e as pessoas tiravam ramos para fazer vassouras, catavam gabirobas e folhas e raízes para chás, sendo, hoje, ocupada pelas residências do bairro Bela Vista. E o mais interessante: logo acima da casa do senhor Beto de Inhão já existia uma erosão, que hoje é conhecida como a barroca da rua Alcino Angelino. Um problema que já dura quase um século. Esta foto está publicada no livro “No Tempo das Gabirobas”, de minha autoria.

Tico Neves
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...