terça-feira, 11 de março de 2014

Guanhães: Médico veterinário avalia que porco bizarro sofreu Ciclopia


As fotos do porquinho nascido na última quinta-feira (6), no Córrego das Almas, zona rural de Guanhães, gerou estranheza e foi assunto nas redes sociais durante todo o fim de semana. 

Em conversa com o médico veterinário e coordenador regional do Ima em Guanhães, Debaldino Marques de Pinho, a reportagem descobriu que o animal nasceu com um caso raro de anomalia chamado Ciclopia. De acordo com Debaldino, o nome Ciclopia faz referência aos personagens da mitologia grega, os ciclopes, que eram gigantes imortais com um só olho no meio da testa. 

O médico afirma, que é o mesmo que ocorrem com os animais diagnosticados com a anomalia, enquanto um porco normal tem dois olhos em duas cavidades, nesses casos o filhote desenvolve apenas uma cavidade que pode ter dois olhos ou apenas um. 

O veterinário explica que a anomalia pode ter relação com uma alteração na divisão cromossômica. “Às vezes, os genes não ficam na sequência normal, com isso, ocorre uma alteração. O animal pode vir tanto com má formação interna, quanto externa”. 

Segundo Pinho, as causas vão desde ações de vírus, microorganismos e produtos químicos, até aditivos normais ou contaminantes do meio ambiente. Para precisar qual foi o motivo, Debaldino, afirma que é necessário um longo estudo seguido de exames, que requer a participação de geneticistas e especialistas na área. 

Fonte: Folha de Guanhães

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...