sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Excesso de culpa, também gera dor!

0culpa77
Por Aléquison Gomes 
Tive que acompanhar algumas pessoas e analisar o comportamento delas, por um tempo, para fazer um trabalho de conclusão de curso, em psicanálise!
Uma delas estava tendo um pesadelo constantemente, com o mesmo roteiro, os mesmos personagens, e no dia seguinte dores no corpo e na cabeça. Ela não entendia os motivos!

Depois de um tempo de conversa, veio à confissão de uma culpa antiga, quase esquecida, que sempre aparecia para estragar o dia bom! Segundo essa pessoa, só o fato de ter falado abertamente do assunto, sem se preocupar com nenhum tipo de repreensão moral, já trouxe um grande alivio!


Na verdade, a confissão é meio que uma descarga para se livrar daquilo que não faz mais sentido cultivar. Ao falar sobre o assunto, nem sempre a pessoa está querendo um conselho, geralmente só se quer alguém para ouvir, sem censurar mesmo!

Muito antes da psicanálise falar sobre a cura pela fala, os livros antigos contido na bíblia,já mencionavam! Por exemplo: Davi foi um rei que cometeu alguns erros muito sérios, e em certo ponto de sua existência, a culpa era tão grande que ele chegou a confessar: “ Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer”.

Nada pior, do que viver sobre o sigilo da culpa. Consciência de gente séria, pesa mais do que um caminhão de pedras, na cabeça!

Falar, desabafar, confessar pecados ocultos, pode trazer grandes alívios e até a cura, para certas dores, que não são causadas por fatores físicos! Agora, o ideal é falar com pessoas certas, que depois não vão usar isso contra você.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...