quarta-feira, 22 de abril de 2015

Aos 91 anos, D. Hermelinda lança livro sobre vocabulário no Vale do Jequitinhonha


Aconteceu dia 20 de Abril na cidade de Capelinha, Vale do Jequitinhonha o lançamento do livro de Dona Hermelinda, intitulado “A voz de Dona Hermelinda nos regionalismos do Vale do Jequitinhonha”. O Livro contem termos e expressões regionais vivenciados pela autora ao longos dos anos, linguajar incorporado a língua portuguesa principalmente pela influencia dos portugueses, africanos e indígenas que deram origem às populações do Vale do Jequitinhonha.

O Livro é praticamente um dicionário Jequitinhonhês, com palavras como Gurgumim, Inconha, Leprego, Macacoa, Lodaça e muitas outras cujos significados estão descritos no livro e também com origem etimológica.
Além das palavras o livro traz também a história de vida de Dona Hermelinda, que foi uma das primeiras professoras no antigo vilarejo Vila Dos Anjos, hoje conhecida como Angelândia, Alto Jequitinhonha, onde reside atualmente.

Hermelinda Gandra de Almeida de 91 anos, é filha de Tuburcio Celestino de Almeida (Baiano) e Tereza de Souza Gandra,nasceu no dia 06 de janeiro de 1924, na cidade de Capelinha. Casou-se em 1951 com Manoel Gomes Evangelista e tiveram 12 Filhos, todos com nomes iniciados com a letra “A”, Antônio (Nim),Alzira (Zinha), Alzito (Zito), Adailton (Dailton), Adelson (Dé), Anísia (Guiu), Adilson (Dissim), Afonso (Fon), Altamiro (Bira), Algemiro (Nera), Almerinda (Tana) e Aderval (Tintim). 


Foi a Primeira professora da Escola Estadual de Vila dos Anjos (Angelândia), hoje existe uma centro cultural na cidade com o seu nome.
O Livro esta sendo vendido, com a renda destinada as associações filantrópicas a pedido de Dona Hermelinda.

Portal Aranãs

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...