terça-feira, 7 de abril de 2015

Conta de luz mais cara a partir de amanhã


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira, o aumento de 5,93% para os consumidores residenciais da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) a partir desta quarta-feira. Até dezembro, esse consumidor pagava R$ 39,64 pelo consumo de 100KW/h (excluídos impostos). A partir de amanha, pagará R$ 56,47 (valor para 100KWh). É a quarta elevação do ano, o que representa alta de 42,46% na conta dos consumidores.

Apesar das constantes altas, o novo valor definido pela Aneel ficou abaixo do que era esperado pelos especialistas, entre 10% e 20%. A alteração vale para 8 milhões de unidades consumidoras localizadas em 805 municípios de Minas Gerais.


O órgão regulador também autorizou aumentos na conta dos clientes de alta tensão de 8,12%, que será repassado para grandes indústrias. Os consumidores de baixa tensão terão reajuste de 6,56% a partir desta quarta, o que deve impactar a conta de luz do comércio e de indústrias de pequeno e médio porte.


Segundo a Aneel, ao calcular o reajuste, a Agência considera a variação de custos que a empresa teve no ano. O cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.
 UAI

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...