quinta-feira, 4 de junho de 2015

Multidão acompanha procissão do Corpus Christi em Capelinha

Fotos: Cesar Paranhos
O dia amanheceu com o frio típico de outono, mas rapidamente deu lugar ao sol que aqueceu aqueles que acompanharam as festividades  de Corpus Christi em Capelinha.   Centenas de pessoas acompanharam a missa realizada no Adro da Igreja Matriz.
O caminho da procissão, descendo a Rua Dr Hermelindo e passando pelo centro da cidade foi  ornada com os tradicionais tapetes – feitos de serragem –, que além de demarcarem a trilha, são enfeites visualmente bonitos.
O Corpus Christi é uma festa católica que celebra o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e sangue de Jesus.
Tradição católica tem o costume de enfeitar as ruas com grandes tapetes coloridos que formam desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, do pão e do cálice

Um dos dez feriados nacionais brasileiros, o Corpus Christi – expressão que vem do latim e significa O Corpo de Cristo – celebra o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, um dos sacramentos da Eucaristia.
A comemoração ocorre após a Festa da Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando foi realizada a Última Ceia e se deu a instituição do sacramento. A data sempre acontece dias após a Páscoa.

A celebração do Corpus Christi começou no século 13, em 1243, em Liège, na Bélgica, quando a freira agostiniana Juliana de Mont Cornillon teria tido visões de Jesus Cristo desejando que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...