quinta-feira, 16 de julho de 2015

Aos 108 anos, mulher mais velha do Vale Jequitinhonha , vive em Angelândia MG



A mulher mais velha , do Vale Jequitinhonha , dona Vicência Coelho , vive na cidade de Angelândia Nordeste de Minas Gerais , Vale Alto Jequitinhonha .

No dia 05 de Abril de 1.907 , nascia na Comunidade de Água Quente , Jaguaritira , no municipio de Malacacheta , Minas Gerais , Vicência Cordeiro de Souza , ( Dona Vicência Coelho ) , como é conhecida pela população da cidade de Angelândia MG , e região ; filha de Ana Ferreira e José Cordeiro .

Dona Vicência , desde de criança , já trazia consigo um traço de bondade e de amor ao próximo .
Por morar na zona rural e passar por muitas dificuldades financeiras , a adolescente veio a casar-se muito jovem , e com apenas 16 anos , se casou com o senhor , José Salustiano Coelho ; com quem ela teve 07 filhos ; sendo eles :
José – Rita – Euflozina – Ângela – Ana – Maria – Maria do Amparo – ; ela tem hoje , 40 Netos , 30 Bisnetos , 15 Trinetos , e 02 duas Tataranetas.


A jovem senhora , trabalhava no seu lar e ajudava o seu marido nos trabalhos do campo ;
e logo o seu destino , lhe mostrou o caminho , que seria a sua missão :
Naquela época , não existia Hospitais e nem Médicos , em um raio de distância de mais ou menos , 200 km ; e foi por isso , que dona Vicência se tornou a Assistente aos partos naturais , (PARTEIRA ) .Mulher de fibra e coragem , ela viajava em garupas de animais , ou mesmo a pé , atravessava Vales e montanhas , dia ou noite , com sol ou chuva , para atender as mulheres em trabalho de parto .

Segundo a dona Vicência , durante todos os anos em que ela ajudou as (PARTURIENTES ) , ela nunca foi remunerada pelos seus serviços ; e o que ela recebia em troca era um agradecimento em forma de ; ( DEUS LHE PAGUE , E LHE DÊ MUITA SAÚDE E MUITOS ANOS DE VIDA ) ; o que diz ela , serem estes agradecimentos de (BOM CORAÇÃO ) , é o que a mantém viva e lúcida .

Mulher muito caridosa e de fala mansa , dona Vicência , passou por um grande sofrimento em sua vida , pois em 1.967 , o seu marido e companheiro das labutas diárias , o senhor José Coelho , faleceu , deixando-a sozinha com vários filhos para sustentar .
Mas com muita dignidade , e boa conduta , ela teve que trabalhar duro , para sustentar e criar os seus filhos sozinha ; mas mesmo assim ela deu continuidade ao seu oficio de (PARTEIRA ),

Ela ainda lembra da primeira criança , que ajudou (A VIR AO MUNDO , NASCER ) , ( Era o Sebastião , sobrinho da dona Gina , mãe do Arlindo Torquato , completa ela .) .

Segundo diz a dona Vicência , ela nunca teve problemas de saúde ; (Eu só tive um verme , solitária , mas eu tomava , cachaça em uma garrafada e ainda tomava rapé , para matar o ( bicho ) , rsrsrsrsrsrs , arremata a conversa em um largo sorriso ).
O segredo para viver tanto , é ser feliz , fazer as outras pessoas felizes e praticar o bem , alimentar-se com comida natural ; ( o restante Deus cuida ) eu sou muito feliz , graças a Deus , diz ela .

A dona Vicência , mora na Comunidade de Córrego dos Tavares , no municipio de Angelândia MG , á 4 km , do centro da cidade ;
a simpática senhora , diz ainda que até os seus 100 anos de idade , ela era Católica , e que um dia acordou de um sonho , ( e por um designo de Deus , ela se converteu a Evangélica ), completa .

Vale a pena conhecer a dona Vicência Coelho , e ouvir as suas historias , pois a mesma mantém a lucidez e aptidão fisica e mental .

(Eu ainda consigo ver e enfiar uma linha em uma agulha (sem óculos ) , meu filho finaliza ela com um vasto sorriso .

Dona Vicência Coelho , uma personagem , que faz parte da nossa historia , do nosso povo , da nossa gente , da nossa Cultura .

Fonte: Blog Dêga Fernandes

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...