terça-feira, 13 de outubro de 2015

Capelinha: CIMAJE terá apoio da SEDRU para solucionar destinação do lixo

Termo de Cooperação vai garantir assessoria técnica e institucional para a gestão de resíduos sólidos no Alto Jequitinhonha

Prefeitos dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Alto Jequitinhonha – CIMAJE vão contar com o apoio do Governo de Minas para elaboração do Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos da região.

Em reunião realizada em Belo Horizonte, quarta-feira (7/10), com o Consórcio, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana, Tadeu Martins Leite, propôs a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, que será celebrado durante visita que ele fará nos próximos dias a Capelinha.

Com esta parceria, o Cimaje garantirá assessoramento técnico da Sedru para tratamento das questões relacionadas à Gestão do lixo nos municípios do Alto Jequitinhonha, a exemplo do que já ocorre no Norte de Minas. O CIMAJE é composto pelos municípios de Capelinha, Angelândia, Aricanduva, Turmalina, Veredinha, Minas Novas, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado e Chapada do Norte.

O presidente do CIMAJE e prefeito de Capelinha, Zezinho de Vitalina, falou das dificuldades enfrentadas pelo consórcio, que até então não tinha efetivo apoio institucional do Governo de Minas, e também da falta de recursos financeiros e capacidade técnica das prefeituras. “Caminhamos sozinhos até onde conseguimos e, inclusive, buscamos parcerias, pois não temos como assumir os custos e o peso de mais esta atribuição, que foi passada para os municípios”, disse.

Tadeu Martins Leite acredita que a falta de coordenação da Política de Saneamento no Estado gerou e agravou problemas na gestão de resíduos e explicou que o Governo de Minas Gerais, por meio da Sedru, assumiu definitivamente esta pauta. “Assumimos a coordenação das ações de saneamento e vamos construir um Plano Estadual de Saneamento Básico que vai mapear e apontar soluções a serem implementadas a curto, médio e longo prazos”, afirmou.

O CIMAJE já vem discutindo propostas de elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos para os municípios e do projeto de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos. Outra proposta apresentada pela Sedru foi a busca de investimentos da iniciativa privada, por meio de Parcerias Público-Privadas, e colocou a Unidade Central de PPP do Governo de Minas Gerais, localizada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), à disposição para ajudar na área de projetos e contratos, especialmente nos aspectos financeiros e de licitação.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...