domingo, 11 de outubro de 2015

Corporações de Malacacheta, Turmalina e Jequitinhonha são selecionadas para o Bandas de Minas 2015


O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), acaba de anunciar as bandas selecionadas pelo Edital de Encontro de bandas – Bandas de Minas 2015. A ação tem por objetivo incentivar a integração e fortalecer os laços entre as corporações musicais e seu público. O resultado está publicado na página da Secretaria. -

O evento será realizado no dia 22 de novembro (domingo), no Circuito Cultural Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. Para a viabilização da apresentação, será concedida, a cada uma das seis bandas selecionadas, uma ajuda de custo no valor de R$ 2,5 mil, totalizando R$ 15 mil em recursos.

O edital é vinculado às ações do Programa Bandas de Minas 2015, realizado pela SEC, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig).

A Corporação Musical Lira Perdoense é a única banda de música do município de Perdões. Em 1985 o conjunto foi convidado a se apresentar em São João Del Rei para executar o Hino Nacional na presença de Tancredo Neves, no momento de sua eleição como Presidente da República. Ainda em 2015, seu primeiro maestro, José Oliveira de Assis, aos 95 anos, passa a batuta ao jovem regente Edevaldo Silva, de 31 anos.

Lançado neste ano pela SEC, em parceria com a Codemig, o programa Bandas de Minas tem como proposta ceder instrumentos musicais de qualidade às corporações musicais. O edital tem o objetivo de garantir a excelência das apresentações mineiras.

Como o desenvolvimento do Estado passa, necessariamente, pela formação cultural, também estão previstas oficinas direcionadas aos músicos e maestros das corporações. Outra novidade do edital deste ano é o critério de ‘Região Territorial’, que visa democratizar o acesso às bandas de todas as regiões do Estado. Trata-se de uma importante diretriz de regionalização do governo Fernando Pimentel, que consiste em estimular a produção cultural mineira por meio das políticas públicas voltadas aos 17 territórios de desenvolvimento.
Aconteceu no Vale

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...