segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Professora de Itamarandiba escreve livro literário junto com seus alunos



Desde o início do ano, Nárllen Advíncula, professora Mestre em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), tem desenvolvido o projeto Jovens Escritores na Escola, em Itamarandiba (MG), no Vale do Jequitinhonha, juntamente com seus dezessete alunos.

O objetivo do projeto é a escrita e publicação do livro literário As não-crônicas de Jhonny Bala, obra composta por dezoito capítulos e que formam uma suposta investigação e especulação sobre a vida do personagem que esses dezoito escritores criaram: o Jhonny Bala. Rodeado de incertezas, dúvidas, muita aventura e suspense, a obra promete ser inédita em muitos aspectos, pois é um livro organizado e escrito por uma professora de língua portuguesa e seus alunos que, agora, tornaram-se os mais novos jovens escritores da cidade.

Amanda, Duyan, Eduarda, Gabriella, Iara, Iasmin, João, Lara, Lenny, Lucas, Manuel, Mariana, Millena, Monaline, Raika, Rúbia e Vítor, adolescentes entre 14 e 16 anos, tiveram com este projeto a oportunidade de soltar sua imaginação e se encantar pela Literatura tanto sob o viés de leitor quanto de escritor. Desses jovens, dezesseis são alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio João Paulo II e uma é aluna do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual São João Batista.

O que encanta neste projeto, além da publicação do livro em si, é também o engajamento do grupo para a arrecadação de fundos para a impressão do livro. Segundo a professora idealizadora, Nárllen Advíncula, não há nenhum patrocínio e o valor em dinheiro tem sido conseguido, aos poucos, com muito esforço através de rifas, bazar, barraquinhas e poucas doações espontâneas em dinheiro que vêm de algumas pessoas que confiam e apostam no sucesso do projeto. Ela reitera que eles seguem na luta para completar o valor dos gastos com a publicação, pois o lançamento já está chegando e, em breve, o livro seguirá para impressão.

Para a professora, “Este projeto já ultrapassou as páginas. Não escrevemos um livro simplesmente, mas vivemos página por página uma belíssima caminhada que tem sido este projeto. Apesar das dificuldades, que não são poucas, seguimos perseverantes para lançar o nosso primeiro livro. Estou muito satisfeita com o andamento do projeto e os resultados positivos que ele tem proporcionado, principalmente a ideia de que a leitura é o principal passo para uma sociedade mais crítica e preparada para lidar com as diversas situações de cunho político, social e educacional.”

O lançamento e a sessão de autógrafos serão no dia 26 de novembro de 2015, em Itamarandiba (MG), no Plenário José Sena Neto, às 18h.
O projeto também possui uma página no Facebook (Acesse o endereço www.facebook.com/JovensEscritoresNaEscola e clique em curtir).

Fonte: Aconteceu no Vale

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...