quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Garimpeiro morre após ser atacado por tamanduá na zona rural de Diamantina

Um homem de 54 anos morreu na tarde desta terça-feira, 5 de janeiro de 2016, após ser atacado por um tamanduá, no município de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. De acordo com o Corpo de Bombeiros, José Martins Rodrigues de Souza percebeu que seus cães estavam agitados no meio de uma mata e ao verificar o que estava acontecendo, foi surpreendido pelo mamífero.

O ataque do animal aconteceu em um local de mata fechada, na zona rural do município. Familiares de José, que era garimpeiro e morava na região, relataram que ele saiu para encontrar os seus cachorros, que latiam no meio do matagal. Ele acabou sendo ferido pelo mamífero. A vítima sofreu ferimentos nos braços e pernas. Em um dos membros inferiores, as garras do tamanduá atingiram a artéria poplítea, causando um grande sangramento.

Militares do Pelotão de Diamantina se deslocaram e demoraram aproximadamente uma hora e meia para chegar até a vítima, por causa do terreno acidentado. Um helicóptero da corporação foi acionado em decorrência da gravidade dos ferimentos em uma das pernas da vítima. Seu estado de saúde piorou e os médicos tentaram fazer manobras de ressuscitação, porém, sem sucesso. O animal não foi encontrado.


Não foi possível identificar a espécie do tamanduá. O mamífero, apesar da aparência dócil, é agressivo, segundo o diretor da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Renato de Lima Santos. “Ele tem garras muito bem desenvolvidas e neste aspecto é uma espécie bastante agressiva. Quando está ameaçado pode dar uma espécie de abraço e, ao fazer isso, lesar o agressor com essas garras”, explica.

O tamanduá costuma viver em regiões de cerrado, muito comum em Minas Gerais. “É um animal silvestre com ampla distribuição no Brasil. Ele vive em toda região de cerrado, que inclui a maior parte do estado de Minas Gerais. Não é surpresa ser encontrado em ambientes abertos”, afirma Renato Santos.

Aconteceu no Vale

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...