quarta-feira, 27 de abril de 2016

Audiência pública debate sobre a questão das águas em Capelinha


Evento vai debater estratégias e desafios da questão hídrica no município, com participação de especialistas, estudantes e comunidade em geral

Acontece nesta quinta-feira, dia 28, no Galpão Cultural Professora Maria Odeth Sampaio, em Capelinha, a Audiência da Água, evento que pretende debater as estratégias e desafios para a questão da preservação e conservação dos recursos hídricos do município. Na pauta, dois temas principais: “Sustentabilidade: cercamento, recuperação e preservação das nascentes” e “Intervenção ambiental: legislação e outorga”. O evento começa às 8h, com um café de boas-vindas, e termina às 17h30, com apresentação de música ao vivo e sorteio de brindes. A participação é aberta ao público, gratuitamente.

A abertura oficial será às 8h30, com leitura do requerimento 116/2015, seguido de pronunciamento do vereador Luciano Rodrigues Macedo e do secretário de Meio Ambiente, Gilcemar Araújo. Logo após, a Companhia de Teatro Pró-Riso, de Capelinha, apresenta a peça “Que Sol Quente, Que Tristeza” e, na sequência, será apresentado o diagnóstico da situação do município em relação à agua, primeiro, pela EMATER-MG, e, logo em seguida, pelo IBGE. A programação continua com a palestra “Preservação e Conservação das Águas”, proferida pelo professor Natalino Assis Gomes, do Campus Araçuaí do IFNMG (Instituto Federal do Norte de Minas Gerais).

Após o intervalo para o almoço, os presentes assistirão à apresentação de grupo musical e cultural com colaboração de Cula Sampaio e dinâmica interativa. Os trabalhos serão retomados com a palestra “Legislação Ambiental”, pelo engenheiro agrônomo Otacílio Junior, da empresa Jequitiplan, seguida da participação popular através de sugestões e opiniões com a presença dos alunos do sétimo ano da escola Estadual RosarinhaPimentinha. No bloco final do evento, haverá a elaboração de documento para entrega do relatório da Audiência da Água.

A Audiência da Água é uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Capelinha e da Prefeitura de Capelinha, por meio das secretarias Municipais de Agricultura e de Meio Ambiente, e conta com apoio da Regional Capelinha da EMATER-MG, do IEF-MG (Instituto Estadual de Florestas), do IBGE, da Copasa, do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e da Polícia Militar de Minas Gerais. Apoiam ainda o evento o Sindicato dos Produtores Rurais de Capelinha e Angelândia, as associações de produtores rurais, as escolas de Capelinha e as empresas Aperam BioEnergia, Jequitiplan e Café Jequitinhonha.

Maiores informações: Câmara Municipal de Capelinha: (33) 3516-1799
Gestão de Mídia e Divulgação

(33) 3516-2409

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...